Skip directly to content

“O limite como forma ilimitada de amor”: PQR apresenta encontro que reflete Educação Familiar

Notícias

No sábado, dia 26/04, de 8h30 às 12h, pais, educadores, professores e demais interessados têm encontro marcado na Paróquia Nossa Senhora Rainha (Rua Modesto Carvalho Araújo, 227, Belvedere), em Belo Horizonte, para a realização da palestra “O limite como forma ilimitada de amor”. A palestra visa refletir, contextualizar, desenvolver habilidades, e instrumentalizar os participantes para uma ação educativa mais consistente, que esclarece e motiva pais na difícil tarefa de criação dos filhos. O tema será apresentado por Patrícia Quaresma Ragone, da PQR Clínica de Psicologia, e por Dra. Filó, médica pediatra e palestrante.

O encontro possui as seguintes abordagens: o limite na medida certa em várias idades; os reforços que elevam, os limites que previnem e a relação que educa; a intervenção eficaz dos pais nos vários contextos de vida dos filhos (tarefas escolares, amigos, festas, álcool e drogas, relações sexuais, internet) e; os cinco passos da punição eficiente.

Segundo Patrícia Quaresma Ragone, uma das organizadoras do evento, os filhos precisam identificar os limites: o que se pode ou não fazer e quais as sanções no caso da infração de regras. “No dia a dia, há momentos em que não cabe alternativa senão a de ordenar e se fazer obedecer. Mas, mesmo nesses momentos, é necessário saber a forma mais adequada de dar uma ordem, uma instrução ou até mesmo efetuar uma punição. Inicialmente, os pais devem ter certeza de que as regras expostas aos filhos estão claras e, portanto, não são arbitrárias”, explica.

A palestra tem entrada franca, os interessados devem apenas entrar em contato com a secretaria do evento e informar o nome completo e telefone de contato para quaisquer comunicados.

Mais informações: 3286-3034 – Paróquia Nossa Senhora Rainha.

Sobre as palestrantes:

Patrícia Quaresma Ragone é graduada em Psicologia e Pedagogia em Juíz de Fora (MG). Especializou-se em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva de São Paulo, com 20 anos de experiência clínica e em cursos, palestras e workshops. Autora do livro Laços – contribuições da terapia cognitiva para as relações familiares, publicado em 2009.

 

Filomena Camilo do Vale, conhecida como Dra. Filó, é formada em Medicina, médica Pediatra. Suas palestras têm alcançado incrível repercussão. Além de proferidas ao vivo na Paróquia Nossa Senhora Rainha, são retransmitidas por três emissoras de TV. O discurso de Dra. Filó mescla histórias de sua vida profissional ao conteúdo litúrgico da Igreja Católica.