Skip directly to content

Afinal, o que as pessoas estão buscando? Qual o significado da relação amorosa?

Curso para Casais - um caminho longo a dois.

CURSO PARA CASAIS

UMCAMINHO LONGO A DOIS

Afinal, o que as pessoas estão buscando? Qual o significado da relação amorosa? É preciso que as pessoas se perguntem sobre o que realmente desejam nas relações a dois.  

Infelizmente, nos dias atuais, não são muitos os indivíduos que se dispõem a colocar diante de si questões tão fundamentais como as que envolvem um relacionamento amoroso.

O que se vê atualmente são pessoas se desacreditando e, conseqüentemente, suprimindo o tempo de qualidade, de conversa, que toda relação demanda. É preciso defender a crença no amor para que essas pessoas possam ser mais otimistas em relação ao pacto amoroso. O amor é muito mais um processo de escolha do que um processo de sentimento. Amar é uma decisão. O amor é mais uma decisão do que propriamente uma emoção. Não descartando a possibilidade de ocorrer um amor à primeira vista, é preciso pontuar claramente: como amar alguma coisa que não se conhece? E para conhecer tem que se dedicar. As escolhas mais felizes são aquelas mais estudadas. A defesa que se faz aqui é que o amor é uma escolha que tem a ver com conhecimento. Amor é um processo de aprendizagem.

Normalmente os casais não se dão conta de que estão entrando em um ciclo vicioso de ataque e retaliação, até que estejam imersos nele. A partir daí surgem os questionamentos a respeito do sentimento do outro e do próprio, dúvidas em torno do esvaziamento do amor, quando, na realidade, na grande maioria das vezes, esse ciclo vicioso é simplesmente o resultado de comunicação insuficiente. No momento em que o poder de entendimento diminui aparecem as interpretações equivocadas em relação ao outro e às situações vivenciadas pelo casal.

            Um dos problemas centrais no relacionamento a dois é a comunicação ineficiente, o que impacta o casal, levando, em muitos casos, ao rompimento. A ineficácia na comunicação, entretanto, pode ser reversível. Como diversas coisas na vida, as pessoas podem aprender a escutar o outro e a se fazer ouvir para ele.

É fundamental ter em mente que o relacionamento é um empreendimento, e, como tal, precisa ser bem trabalhado, cuidado e planejado. O projeto em comum dá ao casal um “controle remoto” a partir do qual é possível rever o passado, os sonhos, os desejos, os erros de expectativas -, parar para analisar o momento atual, bem como projetar um futuro, falando de coisas que ambos gostariam de realizar e averiguando chances e limitações nesse fazer.

            Defendendo a importância dos laços e o valor agregado da fé na vida dos casais, a Paróquia Nossa Senhora Rainha, oferece o Curso – “Um caminho longo a dois”.O propósito é ajudar os casais a construir ou reconstruir os “projetos a dois”, reforçar aliança e projetar a nobre missão através das ferramentas e lições da Psicologia e da Palavra de Deus.

Para quem?

·         Casais casados que desejam melhorar a relação;

·         Casais de namorados com o compromisso em perspectiva;

·         Casais com risco de separação e ou separados que desejam repensar essa decisão.

Quando: II Módulo 26/06/15 de 19:00h às 20:30h e 27/06/15 de 09:00h às 17:30h

Local: Paróquia Nossa Senhora Rainha                                           

Ministrado por: Pe. Alexandre e Patrícia Quaresma Ragone