Skip directly to content

Avaliação Neuropsicológica

A Terapia Cognitiva é um processo de terapia comprovadamente eficaz. Além de trabalhar com a reestruturação do individuo nas suas diversas formas de pensar, ela também proporciona mais elementos em termos de métodos de solução de problemas. 

Apesar de ainda guardar grandes mistérios, hoje já se sabe que nosso cérebro, comportamentos e emoções estão intimamente relacionados. Vários estudos afirmam que alterações na área cerebral podem influenciar tanto nossas capacidades cognitivas como o comportamento social e afetivo. Juntar, então os conhecimentos da Terapia Cognitiva com o que já se sabe sobre o cérebro será de grande valia para melhorar a qualidade e velocidade do tratamento de alguns casos que procuram ajuda clínica.

Pensando nisto a clínica de psicologia PQR disponibiliza o serviçode Avaliação Neuropsicológica. Com isso, pretendemos fazer uma investigação mais detalhada das queixas que frequentemente nos aparecem. É comum ouvirmos frases como: “Tenho um aluno que perturba frequentemente a sala de aula, ele não para sentado”; “meu filho não presta atenção na hora de fazer o Para casa, mas para jogar vídeo game ele nem pisca”; “não entendo essa menina, ela é tão inteligente, mas a leitura dela não evolui”; ‘’não sei mais o que fazer com meu filho, já tentei de tudo, mas ele não me obedece’’.

Através do nosso projeto de Avaliação Neuropsicológica, iremos investigar mais a fundo alguns comportamentos, ligados principalmente a problemas na aprendizagem, dificuldade de memorização, agitação, desatenção, desmotivação, ansiedade, entre outros.

Tendo esse foco à avalição neuropsicológica permitirá traçar o perfil cognitivo e comportamental do sujeito e com isso possibilitar uma intervenção mais adequada e eficaz. 

Como será realizada a avaliação neuropsicológica?

Podem ser necessárias até 8 sessões de 50 a 60 minutos:

·    A primeira sessão é destinada a realização da história clínica, parte fundamental da avaliação neuropsicológica.

·    A seguir, serão realizadas sessões de testagem com o paciente.

·    Alguns dias para interpretação dos resultados e preparo do relatório.

·    E, por fim, a entrevista de devolução dos resultados.