Skip directly to content

Orientação Vocacional e Profissional

 

"O sentido fundamental do trabalho não é aquilo por que lutamos para viver, mas o que fazemos com nossa vida." William J. Bennet (O Livro das Virtudes)

"A felicidade reside em fazer coisas de que se possa orgulhar por fazer bem e, portanto, que se tenha prazer em fazer." Aristóteles

A educação formal geralmente nos aperfeiçoa como seres humanos, aprimora nosso conhecimento, nos permite continuar a aprender mais, facilita o convívio com outras pessoas e com a sociedade em geral, e faz de nós pessoas melhores. Sem ela, a humanidade não teria chegado ao ponto em que chegou. E você também não. Sem a chance de frequentar uma escola e ter acesso à educação, talvez você não conseguisse ler este texto e muito menos estaria pensando em ter uma profissão.

Na verdade, até chegar nesse ponto, normalmente o adolescente já estudou durante muitos anos de sua vida (precisamente 14 anos) e isso é a principal razão para se aproveitar o tempo para estudar mais um pouco e ser um alguém diferenciado, com melhores chances de trabalho e de remuneração. Para tanto, é necessário identificar vocações e escolher a futura profissão. Vale lembrar que toda escolha é um ato de decisão, de bravura, e exige coragem.

Como?
A PQR Clínica de Psicologia possibilita que você chegue à escolha de seu curso técnico ou acadêmico avaliando suas expectativas, ansiedades, interesses, habilidades, competências e potencialidades, usando as mais modernas teorias e técnicas em Orientação Vocacional (OV). Partindo do princípio de que o orientando é a pessoa mais importante e ativa na construção do próprio futuro, a PQR proporciona a ele a oportunidade de aprender sobre o mundo que o cerca e de buscar ajuda nas fontes adequadas, coletiva e individualmente.

Técnicas:
  •     Entrevista e questionário envolvendo a história pessoal, análise da experiência, objetivo profissional e avaliação de expectativas.
  •     Elaboração de atividades e aplicação de testes de aptidão específica e de interesses profissionais para verificar as habilidades e as tendências do candidato.
  •     Elaboração de atividades e aplicação de testes de personalidade para determinar o perfil psicológico do candidato.
  •     Identificação das profissões mais indicadas e obtenção de maior clareza acerca das áreas de atuação mais promissoras, possibilitando um direcionamento mais confiável para as atividades futuras.
  •     Entrevista final para comentar sobre os resultados obtidos, indicação para pesquisas de áreas específicas, faculdades interessantes, entrevistas com profissionais atuantes.


Acreditando que a OV não deve se restringir a um momento na vida do indivíduo, mas – antes – ser um processo de desenvolvimento paralelo à orientação vocacional em si, a PQR auxilia o candidato nas tarefas que antecedem o vestibular. Portanto, ela ajuda na definição do melhor método de estudo, na indicação dos melhores e mais sérios websites relacionados ao tema e na preparação psicológica para atenuar o desgaste sofrido pela maioria dos candidatos à época.