Skip directly to content

Patrícia Quaresma Ragone

Psicóloga, Pedagoga e Fundadora da PQR.

Natural de Cataguases, Minas Gerais. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Formação em Psicoterapia Ericksoniana, com Jeffrey Zeig e outros. Workshop intensivo com Carl Rogers na abordagem centrada na pessoa. Diversos cursos concentrados em Terapia Sistêmica.

Especialista em Terapia Clínica e Terapia Cognitiva (TC) pelo Instituto de Terapia Cognitiva (ITC), com a Dra. Ana Maria Serra (PhD em Psicologia Clínica), onde participou também de conferências com vários autores internacionais da TC.

Educadora Parental e Especialista em Relacionamentos de Casais certificada pela Positive Discipline Association e pela Associação Brasileira de Disciplina Positiva (2018).

Em outubro de 2003, fundou a PQR Clínica de Psicologia, com sede em Belo Horizonte, onde iniciou a divulgação e a aplicação da TC, dedicando-se também ao treinamento de pais e educadores.

Autora do livros: "Laços - contribuições da terapia cognitiva para as relações familiares" e "Laços - um longo caminho a dois" 

Atuação: Lecionou Filosofia da Educação na Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec). Atualmente ministra cursos, palestras e workshops. Mais de 30 anos de experiência clínica. Atendimento clínico na abordagem de terapia cognitiva e disciplina positiva para crianças, adolescentes, adultos, casais, famílias e orientação de pais.

(CRP 04/5139)